post-blog-1501

O que fazer para evitar roubo de cargas no 6º país mais perigoso do mundo?

O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking de países mais perigosos do mundo para transportar carga. Esta informação foi computada pelo Comitê de Transporte de Cargas do Reino Unido.

O País perde para a Síria, Líbia, Afeganistão, Iraque e Somália. Vale lembrar que esses lugares ocupam uma posição de risco devido a guerras e radicalismo religioso. Se não fossem os conflitos vividos por esses países, o Brasil seria o lugar do mundo mais perigoso para o transporte de cargas.

A calamidade brasileira é tamanha que a quantidade de roubos levou apenas 44 dias para superar as ocorrências em mais de 20 países europeus, além de Estados Unidos e Canadá.

Se fizermos uma comparação com o sistema carcerário, o prejuízo dos roubos de cargas no mercado econômico brasileiro é 5,1 vezes maior do que o investimento do Governo Federal em presídios. Sendo este prejuízo de 6,1 bilhões no ano de 2016.

 

O perfil do roubo de cargas no Brasil

As mercadorias roubadas seguem um padrão de interesse dos bandidos de acordo com esta mesma pesquisa. São eles: produtos alimentícios, cigarros, eletrodomésticos, produtos farmacêuticos e químicos, e autopeças. De 2011 para 2016, os roubos cresceram mais 50%. Isso aconteceu pelo reduzido número de agentes da Polícia Rodoviária Federal no Brasil.

Só em 2015 foram quase 20 mil ocorrências de roubo de carga no Brasil. Mais de 80% dos casos são na região Sudeste. Algumas empresas chegam até a tomar medidas extremas para preservar seu patrimônio, como cobrar um valor superior para circular em São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo.


Como evitar o roubo de cargas?

Felizmente, existem formas mais eficazes de garantir a integridade do seu patrimônio e da sua empresa: escolta, cancelamento de rotas, mudança de logística e treinamento de motoristas.

Um outro jeito eficaz de garantir a segurança dos caminhões é o rastreamento veicular. A tecnologia permite o monitoramento em tempo real de toda a frota. Em caso de roubos, inclusive, você pode bloquear o veículo de forma a facilitar o resgate. O rastreamento também conta com botões de emergência e ligações gratuitas de emergência, assim é possível que motorista acione a patrulha em tempo real.

Os sistemas de rastreamento veicular oferecidos pela Satplus oferecem ainda outras funcionalidades. É possível gerar relatórios simples e detalhados do percurso com informações de tempo previsto x tempo realizado, de gasto de combustível entre outras informações que ajudarão a sua empresa a otimizar o seu rendimento.

Apesar das dificuldades de segurança enfrentadas pelo País, você pode garantir a segurança de sua frota, assim como a eficiência do transporte de mercadorias.

buscar no blog

categorias do blog

Categorias
Fechar Menu