cercas elétricas

Cercas elétricas: conheça os principais tipos

Segurança eletrônica hoje em dia é muito mais que necessário: é essencial. Manter sua residência ou condomínio seguro é um passo importante para melhorar o bem estar dentro de casa. 

Assim, artigos como cercas elétricas são muito relevantes na hora de escolher os melhores equipamentos para melhorar a proteção do imóvel. Mas você sabe escolher o melhor modelo de cerca? 

Neste post você poderá conhecer mais sobre os melhores modelos e conseguir escolher o que mais atende sua residência! Boa leitura.

Os principais modelos

Diferente do que muitas pessoas acreditam, as cercas possuem modelos diferentes que se enquadram em diferentes situações. Entre os modelos, dois se destacam entre os mais usados, sendo praticamente os principais hoje em dia. 

São eles: 

Cercas elétricas convencionais 

A queridinha de todos, este modelo é hoje o mais utilizado entre as pessoas. É totalmente entendível o porquê: elas são práticas, tem grande durabilidade e são extremamente funcionais. 

O choque que este modelo convencional de cerca elétrica cria pode chegar até 11.500 volts, e geralmente é composto por itens como: 

 

  • cabo de alta tensão;
  • central eletrificadora;
  • hastes de alumínio;
  • isoladores;
  • fios inox. 

 

Este é o mais comum utilizado em residências por aí, e funcionam muito bem, principalmente quando observamos que elas ajudam a evitar invasões na maioria dos casos, apenas por estar instaladas! 

Além disso, os modelos mais completos vem junto com alarmes sonoros que disparam quando rompidas, além da possibilidade de gerar notificações direto em aparelhos móveis como smartphones e tablets. 

Vale ressaltar que existem modelos mais duráveis e resistentes também, com hastes mais grossas, geralmente utilizadas em fábricas e grandes instalações, conhecidas como cercas elétricas industriais (a voltagem é a mesma das convencionais!). 

Cercas concertinas 

Este modelo é menos eletrônico e mais prático, embora as concertinas também possam ser instaladas em conjunto com as cercas elétricas mais simples (geralmente as que utilizam de menos funcionalidades, sem alarmes ou notificações por exemplo). 

Ela se caracteriza como grandes arames circulares, afiados e de tamanhos medianos. Embora não sejam tão escolhidas para residências, é comum vê-las em lojas, escolas e indústrias. 

Funcionalmente, as cercas concertinas são inferiores às cercas elétricas, mas elas tem o seu valor. 

A legislação de uso das cercas elétricas

Antes de qualquer instalação – que deve ser realizada por um profissional treinado – é necessário entender que para instalar um sistema de cercas elétricas, algumas normais de uso precisam ser respeitadas. 

Entre elas, o aviso de que a instalação existe é obrigatório, evitando assim possíveis acidentes. Comumente, é utilizado uma placa no início do muro onde a cerca foi aplicada. 

 A instalação também não pode ultrapassar seu próprio muro e ocupar qualquer parte do espaço vizinho.

Por mais que, teoricamente, seria o essencial, é preciso entender que não necessariamente seu vizinho tem as mesmas prioridades que você. 

Então, isso significa que ocupar parte do muro ao lado com sua cerca, pode gerar problemas como:

  • O não cumprimento das normas obrigatórias de uso das cercas elétricas por parte do vizinho; 
  • A possibilidade de choques por desatenção, até esquecimento da existência do equipamento;
  • Mau uso;
  • Problemas judiciais por não concordar com a instalação. 

 

Como forma de evitar esse tipo de complicação, antes da instalação converse com seu vizinho e peça autorização prévia, além de documentar o trâmite. 

Assim, caso não exista essa autorização, o ideal é aplicar a cerca elétrica para o proprietário com inclinação de 45 graus, sem ultrapassar o limite de sua propriedade. 

Além disso, é obrigatório respeitar a altura mínima para a instalação. Pela legislação, o mínimo é 2,2 metros de altura, podendo variar de acordo com a legislação vigente de cada cidade. 

Além disso, vale lembrar que o monitoramento não entra em trâmites separados, cabendo apenas a escolha dos equipamentos para este fim no momento de compra com a empresa responsável. 

Escolha com sabedoria 

Este é o momento mais importante: adquirir um produto de má qualidade, ou com uma mão de obra mal feita pode gerar situações muito desagradáveis para você. 

Portanto, conte com uma empresa que possui grande tempo de mercado e clientes que podem comprovar a qualidade, escolha a Satplus!

Empresa referência nacional em segurança eletrônica e rastreamento veicular, a Satplus tem o que você precisa para melhorar a segurança da sua residência! Clique aqui e acesse o site oficial! 



Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

buscar no blog

categorias do blog

Categorias
Fechar Menu