Mesmo em época de crise, o mercado de rastreamento de frotas e veículos tem crescido continuamente. O dispositivo é uma ferramenta eficiente de gestão que aumenta a produtividade da equipe, reduz gastos com combustível, multas e manutenção do veículo (CESVI).
O setor de cargas representa a maior parcela deste mercado. Os investimentos nestes dispositivos e nos serviços de rastreamento, monitoramento e telemetria geram um custo extra que pode variar de 10% a 20% do valor do frete.
Segundo levantamentos feitos pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) , o número de veículos roubados no Brasil chega a 400 mil por ano e o prejuízo gerado com o roubo de cargas é estimado em mais de R$ 1 bilhão.
Com o sistema de rastreamento GPS a empresa tem acesso aos backups de dados da sua frota corporativa. As soluções em rastreamento da Satplus, por exemplo, permitem o monitoramento de percursos, distâncias, velocidades, tempo gasto, número de tarefas concluídas e desempenho do motorista.
A tecnologia conta com ferramentas que permitem controle absoluto de seus veículos e motoristas 24 horas por dia, com informações em tempo real utilizando conexão com a Internet. Além disso, os relatórios gerados são extremamente úteis para planejar a logística, gerenciar e fazer o cronograma das atividades de transporte.