O circuito de CFTV é muito comentando como uma boa escolha para proteger seu patrimônio, seja comercial ou pessoal, mas você sabe como ele funciona?
A criminalidade cresce exponencialmente no Brasil, e principalmente durante a pandemia, onde cresceu também o número de invasões, sentir-se seguro é uma necessidade ainda maior.
Por isso, este conteúdo é para você que busca mais segurança para sua casa ou negócio, podendo resguardar a si, sua família e seus funcionários de problemas e manter o ambiente mais protegido.
Continue a leitura e saiba mais sobre os sistemas de CFTV!
O que é um circuito de CFTV?
Conhecido por sua sigla CFTV, o Circuito Fechado de Televisão é uma das melhores escolhas quando o assunto é segurança patrimonial. Isso porque ele é completamente personalizável, sendo único para o que você realmente precisa.
O circuito é um sistema simples porém completo de vigilância, realizado pela instalação de câmeras que mostram em tempo real toda a captação em uma ou mais telas, grava imagens e são acessadas por centrais de monitoramento.
Seu uso é muito comum ultimamente, tanto pela praticidade quanto pelo custo, que pode ser mais baixo de acordo com o modelo escolhido, tema que iremos falar ainda neste texto.
Essa tecnologia aprimora-se diariamente, e a cada dia mais pessoas escolhem o circuito de CFTV como opção de melhoria de segurança patrimonial.
Por quê contar com um circuito de CFTV?
Além do aumento da segurança, vale ressaltar que este sistema também serve para outras ocasiões. Entre as mais comuns, estão:
- Reconhecimentos faciais;
- Análise de comportamento suspeito, podendo impedir crimes antes mesmo que eles ocorram;
- Análise comportamental de colaboradores, inclusive checando a divisão do trabalho;
- Aumento da segurança pública, uma vez que as câmeras também captam as ruas e áreas públicas;
- Otimização de tempo de resposta, facilitando o contato com as autoridades e tempo de explicação de situações.
Além das opções acima, vale ressaltar que este sistema completo de segurança é excelente por funcionar remotamente, criando ainda mais segurança para o ambiente e os presentes nele.
As centrais de monitoramento ligadas às câmeras não precisam ficar no mesmo local das instalações, sendo assim outra maneira de resguardar a segurança dos presentes como o sistema em si.
Falaremos mais sobre os sistemas a seguir!
Os principais sistemas e equipamentos
Os sistemas comumente utilizados hoje em dia são os circuitos analógicos e IP’s. Os dois possuem prós e contras, então saiba qual se encaixa melhor para seu ambiente conhecendo melhor sobre cada um.
Os modelos analógicos são mais baratos, sendo ainda líder de uso no mercado. Eles funcionam com cabeamento (cabos coaxiais ou UTP + balun), que enviam as imagens capturadas aos gravadores e depois aos monitores.
Este cabeamento então é responsável por todo o sinal, precisando ser tratado com cuidado e com atenção a possíveis manutenções. A resolução do sistema analógico é considerado mediana, mesmo assim sendo muito funcional.
É importante pensar na qualidade das câmeras assim como no DVR, evitando assim investimentos ruins. No caso de câmeras digitais HD e/ou Full HD, o sistema DVR precisa ser compatível com esse modelo para realizar a captação das imagens com a mesma qualidade (sistemas HDCVI, AHD e HDTVI).
O circuito IP é ligado a rede wireless, não precisando assim de cabeamento para realizar a transmissão de imagem até a central de monitoramento. Além disso, a tecnologia IP abre espaço para gravações com qualidade HD, Full HD/4K, gravação de áudio e vídeo, totalmente remotos.
Importante dizer também que o sistema IP conta com aplicabilidade remota, dividindo telas entre central de monitoramento, smartphones e tablets, todos em tempo real.
As gravações de imagem
Além do uso de câmeras de segurança de alta tecnologia (você pode ler sobre as principais câmeras do mercado clicando aqui) e lentes de alta resolução, é primordial que você escolha o sistema adequado de gravação.
Os DVR’s (Digital Video Recorder) são ligados às câmeras analógicas, não realizando coletas de câmeras IP’s mesmo que elas estejam instaladas no sistema também.
Sendo assim, todas as imagens são salvas como analógicas, perdendo assim a funcionalidade das IP’s instaladas. O sistema tem menos limite de gravação e qualidade mediana de imagem. Mesmo assim, este modelo é mais barato e pode se adequar melhor ao seu sistema.
Os NVR’s (Network Video Recorder) são os sistemas relativos aos DVR’s, porém com aplicabilidade para a tecnologia IP. Assim, o cabeamento não será necessário, já que todo o sistema funciona por rede Wireless.
O limite de gravação é maior, assim como o custo do aparelho, que pode ser bem mais expressivo que o modelo DVR.
O modelo HVR (Hybrid Video Recorder) é mais voltado a quem escolhe realizar uma transição de sistemas, onde já existem câmeras analógicas e buscam colocar novas câmeras IP’s junto ao sistema (ou ao contrário).
Assim, o sistema híbrido consegue realizar a leitura dos dois modelos (DVR e NVR), sendo útil para não perder nenhuma câmera no processo de atualização e não deixar o ambiente desprotegido.
A principal importância do circuito CFTV
Sua segurança 24h por dia!
Entender como este sistema pode te atender não é difícil. Por isso, contar com a proteção que ele pode te oferecer é um grande diferencial para deixar sua família e seus patrimônios mais seguros.
Diferente de casos emergenciais, o circuito de CFTV ajudará na prevenção de crimes, análise de comportamentos suspeitos e estranhos. Assim, você poderá tomar as medidas cabíveis em tempo hábil para evitar incidentes mais graves.
É importante conversar com um especialista para identificar, de maneira estratégica, os melhores locais de implementação, quantos equipamentos serão necessários e demais estudos para a aplicabilidade 100% útil do sistema.
A Satplus conta com consultores especializados para ajudar você a desenvolver um planejamento inteligente, entendendo todas as possibilidades e protegendo você, sua família e seu patrimônio de possíveis problemas!
Fale conosco clicando aqui e melhore sua qualidade de vida, estaremos prontos para te ajudar.